Projeto de continuidade

07.11.2024 → 07.11.2024

Alcanena

Trabalhadores por turnos de Alcanena
CONDIÇÕES DE ACESSO: Não aplicável

“Dramaturgia no território” – A vida por turnos com Ricardo Cabaça

Produção de texto com estrutura dramática – o dramaturgo Ricardo Cabaça, fará uma experiência de escrita com um grupo de trabalhadores duma fábrica de curtumes em Alcanena. Desenvolverá uma pesquisa no campo, interagindo com a comunidade local e envolvendo o próprio território nos conteúdos do texto. Da residência resultará a produção de 3 peças de curta/média duração que serão sujeitas a tratamento editorial rumo à publicação e posterior tratamento artístico.

RICARDO CABAÇA

Dramaturgo e encenador. (3/3/1977)

Participou no Seminário Internacional de Dramaturgia 2015 (Obrador d’Estiu) em Barcelona, com Simon Stephens. Em 2016 foi o dramaturgo português convidado para a residência artística do Chantiers d’Europe, no Théâtre de la Ville, em Paris. Participou no IX Seminário Internacional de Dramaturgia Amazônida (2019). Desenvolveu e apresentou, em parceria com a DramaturgA e o Centro Dramático Galego, o projeto DraMITurgA na MIT Ribadavia, em 2021. Os seus textos foram encenados/publicados em Portugal, Brasil, Espanha, Angola e França. Criador do projeto Estafeta dramatúrgica 8×8, tendo posteriormente escrito um ensaio sobre o processo para o

Encontro de Novas Dramaturgias (2022). Deu aulas de dramaturgia no SESI -SP, colaborou com o Pavilhão Magnólia, em Fortaleza, e Hebe Alves encenou a sua peça Storni-Quiroga no Teatro Vila Velha, em Salvador da Bahia. Escreveu uma peça para Isaac Bernat, com estreia prevista para 2024, no Rio de Janeiro. Escreveu e realizou Regresso a Ítaca para a RTP2 (2023). Publicou oito livros de teatro. Cofundador e Codiretor Artístico da 33 Ânimos.

PARTILHAR