Formação

07.10.2025 → 10.10.2025 / 10:00
Centro Cultural
Vila Nova da Barquinha

DURAÇÃO: Não aplicável
Público Geral
CONDIÇÕES DE ACESSO: Para inscrições: 249 720 358 | @: reservas@cm-vnbarquinha.pt

“Móvel”, Marta Tomé

Nos móveis de uma casa, guardamos objetos e memórias, imobilizando-os em estruturas paradoxalmente chamadas de “móveis”. Porque atribuímos este nome a algo que fixa e contém? Esta oficina de movimento, destinada a não profissionais de dança, propõe uma exploração coreográfica e reflexiva sobre a tensão entre o que permanece em movimento e o que se mantém guardado, estático. Relaciona o corpo individual com o coletivo, o corpo livre com o corpo restringido, e as identidades individuais com a identidade coletiva, construída ou assimilada. O que possibilita ou condiciona os movimentos dos diferentes corpos? Através de práticas de movimento e diálogo, a oficina convida à descoberta das dinâmicas que moldam a mobilidade e a imobilidade, tanto no plano físico como simbólico.

O processo de pesquisa culminará numa apresentação informal, no formato work in progress, que visa partilhar as descobertas da oficina e abrir espaço para uma conversa com o público, mantendo vivas as questões emergentes da exploração coletiva.

Horário: 10h00 – 12h00

Nota Biográfica:

Marta Tomé nasceu em Torres Novas no ano de 1979. Estudou Dança, vertente Espetáculo, na Escola Superior de Dança. Foi intérprete de Clara Andermatt, Vera Alvelos, Tânia Carvalho, Margarida Silva, Vortice Dance Company. Fez assistência coreográfica à peça “Dança para Músicos” de Vera Mantero, com António Pedro para a Associação Materiais Diversos. Enquanto coreógrafa concebeu “Terra-chão” (2010); “O Auto do Físico” (2014) e “Medidor de Passos” (2015) em cocriação com Hugo Gama e João Luz; “Memória-Coletiva”- espetáculo para seniores (2014); “Uma carta sobre a Dança”- espetáculo para crianças (2015); “O Fio e a Meada”- espetáculo para crianças (2016); “Shadow” (2018); “Habitat 3.0” (2020), “Futuricidade” (2021) e Campo de Forças” (2021) em cocriação com Rui Matoso.

Fundou a Associação Cultural O Corpo da Dança. Desde 2016 que colabora com a associação Materiais Diversos na orientação de oficinas de movimento. Atualmente, dirige as aulas de dança da associação O Corpo da Dança.

PARTILHAR