“CAMINHOS” ARRANCA A 4 DE ABRIL COM CULTURA EM REDE NO MÉDIO TEJO

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em parceria com os municípios da região, dá início a mais uma edição do CAMINHOS, um programa de cultura em rede que atravessa o território, promovendo a inclusão, a diversidade e o envolvimento das comunidades locais.

O arranque da edição de 2025 acontece a 4 de abril, em Vila Nova da Barquinha, com uma programação itinerante e de acesso livre que reforça a identidade regional e convida públicos e visitantes de todas as idades a descobrirem o Médio Tejo através das artes. Durante o mês de abril, a música, o teatro e a performance vão transformar auditórios e espaços culturais dos 11 municípios, criando experiências imersivas e momentos únicos de partilha.

A música abre o caminho, com um concerto de Paulo Rafael, a 4 de abril, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, às 21h30. O músico, reconhecido pela sua abordagem inovadora  funde sonoridades eletrónicas e contemporâneas, proporcionando um espetáculo envolvente e sensorial.

Nos dias 11 e 12 de abril, é a vez do teatro ocupar o palco do Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, com a peça “T0+1”, do coletivo Caracol Cultural. Um espetáculo que cruza teatro e performance, desafiando o público a refletir sobre os conceitos de casa, pertença e transitoriedade, através de um jogo cénico intimista e carregado de humor. As sessões acontecem às 21h00 (dia 11) e às 17h00 (dia 12).

A 25 de abril, a Casa do Povo de Ferreira do Zêzere recebe a performance “Pena Capital”, um mergulho na poesia de Mário Cesariny. O espetáculo, que combina palavra dita e música como formas de resistência e liberdade, é interpretado pelo ator André Gago e pelo guitarrista Francisco Sales. Uma experiência evocativa e sensorial que assinala o Dia da Liberdade, com início às 18h00.

CAMINHOS segue viagem em maio

A programação do CAMINHOS estende-se até maio, levando cultura a Mação, Ourém, Abrantes, Torres Novas, Constância, Alcanena, Tomar e Entroncamento. Espetáculos de teatro de marionetas, concertos, teatro físico e performances comunitárias irão continuar a dinamizar o Médio Tejo, promovendo o encontro entre artistas e comunidades.

O programa completo e todas as informações sobre os eventos podem ser consultados em caminhos.mediotejo.pt.

Sobre o “CAMINHOS”

Criado em 2017 pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, o CAMINHOS pretende proporcionar encontros à volta da cultura, criando espaços partilha e de diálogo entre os artistas e as comunidades e estimulando o cruzamento da arte com o entretenimento.

O CAMINHOS é uma oferta cultural de programação em rede, de acesso livre, que percorre os onze concelhos do Médio Tejo – Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha – e reforça a identidade territorial e a participação ativa da comunidade. O programa CAMINHOS insere-se no projeto Produtos Turísticos Integrados do Médio Tejo, cofinanciado pelo FEDER através do Centro2030.

CAMINHOS no Médio Tejo, um território em movimento.

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=8HNk8pj6rG0

PARTILHAR