Teatro

25.11.2025 → 29.11.2025 / 20:00
Cine-Teatro
Constância

DURAÇÃO: Apresentação pública – 30 minutos (21h00)
Público Geral
CONDIÇÕES DE ACESSO: Entrada livre sujeita à lotação do espaço

“Bonecas de Constância”, Marionetas de Mandrágora

O Teatro e Marionetas de Mandrágora propõe um projeto multifacetado que visa não só preservar, mas também divulgar essa tradição preciosa.

A proposta inclui formação, dramaturgia, construção e encenação do projeto, elementos que juntos formam o serviço educativo robusto.

Este serviço, não apenas educar gerações atuais sobre a importância deste legado das bonecas de Constância, mas também proporcionará a oportunidade de explorar artisticamente esta tradição.

A formação procura investigar sobre as técnicas tradicionais de construção destas bonecas mantendo viva a arte da sua criação, mas também fazer uma reinterpretação ligando-a depois da manipulação das bonecas enquanto marionetas.

A dramaturgia é inspirada na história e no significado das bonecas de Constância, criando um espetáculo que honra a sua origem.

A encenação e criação do projeto possibilitará trazer a tradição das bonecas de Constância para o palco, permitindo que o público vivencie a história de forma imersiva.

O objetivo deste projeto vai além de divulgar uma tradição, procura ativar a memória cultural da região envolvendo a comunidade, estimulando interesse pelo património local. Ao fazê-lo o projeto também tem o potencial de fortalecer a oferta turística de Constância transformando a tradição numa experiência viva e acessível a todos.

Implementar um projeto como o proposto é um passo vital na salvaguarda do património imaterial. Este não só estará a divulgar a importância do legado Cultural das bonecas de pernas de cana, como também potencializando o envolvimento da comunidade e dos visitantes com a história local, tornando-o num objeto artístico. O projeto pode contribuir para a revitalização cultural e turística do Município, assegurando que as gerações futuras possam compreender e valorizar a sua rica herança cultural.

Oficina: 20h00 – 22h00

Apresentação: 21h00

PARTILHAR