Circo Contemporâneo
Todas as gerações

24/04 / 16:00
Sertã
Alameda da Carvalha

Caminhos da Ferro
Edição de 2022

E-nxada

E-nxada é um espetáculo de circo contemporâneo que remete para a ruralidade, a sua desconstrução e imaginário sob um ponto de vista urbano e contemporâneo.

Uma investigação artística através da relação do corpo e do objeto em cruzamento com a instalação plástica, composição sonora e iluminação.

Partindo da ideia do trabalho original e primário e do seu lugar no espaço urbano atual, escolheu-se um objeto que cava os tempos até hoje – a enxada. Símbolo de trabalho, de ligação entre o passado e o presente, de repetição e equilíbrio comuns ao circo contemporâneo.

Numa alusão poética ao trabalho da terra através de um objeto/alfaia ancestral que relaciona o homem com a paisagem para recordar as origens, a importância da agricultura na fixação dos povos e do seu desenvolvimento e a relação do homem com a natureza.

Um encontro entre duas estruturas de regiões diferentes de contextos sociais, económicos e políticos distintos. A Erva Daninha uma companhia de novo circo da cidade do Porto integrada num contexto urbano cosmopolita em diálogo com a Binaural/Nodar uma estrutura da região de Lafões cujo trabalho incide sobre o experimental em contexto rural.