Música

14.11.2025 / 21:00
Centro Sócio Cultural de Casais Robustos
Alcanena

DURAÇÃO: 60 minutos
Público Geral
CONDIÇÕES DE ACESSO: Gratuito

“Ibéria Oculta”, Urze de Lume

“Ibéria Oculta” é o espetáculo na versão mais crua de Urze de Lume. Partilhando o nome do 1° trabalho da banda, apresenta-se com um formato de ambiente telúrico e primordial, uma homenagem às nossas raízes mais ancestrais. A escolha do repertório e dos instrumentos convidam o público a uma viagem pela dureza da tradição ancestral portuguesa, onde a natureza comandava a vida e o homem celebrava os ciclos, respeitando a grande força regente de toda a criação. “Ibéria Oculta” é uma retrospetiva sonora do repertório mais rústico da banda, onde a gaita-de-fole e as percussões tradicionais atingem o seu máximo protagonismo ao procurar invocar as memórias de outros tempos, entorpecidas e enevoadas pelo desgaste do mundo moderno.

Sobre Urze de Lume: Fundado no inverno de 2009, Urze de Lume é uma forma de memória viva do imaginário ancestral português. Fortemente inspirado pela tradição ibérica, o projeto procura através da música celebrar as raízes que alimentam a identidade de um povo e que o unem à sua terra.

O seu repertório transmite a alma sobrevivente de uma era em que homem e natureza caminhavam lado a lado, com o respeito pela terra, pelo oculto, e pela sua origem.

Ao longo dos anos, Urze de Lume veio a afirmar-se como expoente máximo em Portugal de um novo movimento que abraça a espiritualidade e as tradições atávicas não apenas como pontos de partida, mas também como diretrizes fundamentais nas suas incursões pela música Folk, onde pontificam sobretudo instrumentos étnicos da Península Ibérica.

PARTILHAR