Ourém, Alcanena e Tomar

Caminhos da Memória

CAMINHOS DA MEMÓRIA apresenta duas componentes que expressam a cultura e as características de determinada região: a componente material e a componente imaterial.
Se por um lado o património cultural material integra elementos tangíveis, tais como as coisas móveis (exemplo: objetos artísticos) e imóveis (exemplo: construções), não menos importante são os elementos intangíveis, componentes do património imaterial, designadamente, as tradições e expressões orais, práticas sociais, rituais e eventos festivos, a memória coletiva das gentes, que nos foram deixados ao longo do tempo como testemunho de civilização.
CAMINHOS DA MEMÓRIA assume um papel preponderante na identidade e memória das comunidades, funciona como a identidade coletiva dos territórios, proporcionando que sejamos reconhecidos.
Um programa composto por objetos artísticos e culturais de elevada qualidade, a concretizar em locais previamente selecionados pelos municípios, tendo em vista a valorização e divulgação dos seus bens culturais e patrimoniais com um enorme potencial de atratividade e projeção do território de Ourém, Alcanena e Tomar.