Sertã, Ferreira do Zêzere, Mação e Vila de Rei

Caminhos da Natureza

CAMINHOS DA NATUREZA pretende afirmar um território através de um projeto turístico-cultural em que a geografia e a paisagem natural de referência sejam destaque e a alavanca para a criação de novas identidades.
Região de lugares de natureza extraordinários, bem como de património material de grande relevo e ainda desconhecido genericamente do público, dada a sua localização fora dos centros de visitação da região, este projeto vai colocar o foco na relação das pessoas com a paisagem.
CAMINHOS DA NATUREZA responde assim à necessidade de tornar visíveis os elementos singulares que caracterizam o território destes três municípios, pelo que, enquanto programa cultural ele articula de forma consequente e criteriosa os recursos endógenos, sejam eles materiais ou imateriais, físicos ou humanos.
O projeto será concretizado através de um programa de seleção de locais e objetos artísticos e culturais, para a valorização e divulgação de bens culturais e patrimoniais, mais concretamente, do património cultural e natural que apresenta um potencial de atratividade e projeção do território que vertemos no desenvolvimento deste projeto.
Pretende-se também que o evento permita uma dinâmica entre as artes, o público e a economia local, capaz de estimular a economia da região através do turismo atraído pela procura de produtos culturais diferenciadores. Esta proposta de programa visa claramente promover a dinamização, promoção e desenvolvimento de bens culturais e naturais – materiais e imateriais, como forma de diferenciação, competitividade, diminuição de assimetrias e reforço da coesão territorial, através da atratividade e promoção da imagem da região, valorização turística, mas também das pessoas e dos meios disponíveis.